Esperança para identificação precoce da doença

img-alternative-text

Pesquisadores da Universidade de Lund, juntamente com a empresa farmacêutica Roche, desenvolveram um método para criar um novo marcador sanguíneo capaz de detectar se uma pessoa tem ou não a doença de Alzheimer. Se o método for aprovado para uso clínico, os pesquisadores esperam vê-lo como uma ferramenta de diagnóstico na atenção primária à saúde. Neste outono, eles iniciarão um teste na atenção primária para testar a técnica.

Atualmente, um dos principais apoios no diagnóstico da doença de Alzheimer é a identificação do acúmulo anormal da substância beta-amilóide, que pode ser detectada em uma amostra de fluido espinhal ou através de imagens cerebrais usando um scanner PET.

“Estes são métodos caros que só estão disponíveis em cuidados de saúde especializados. Na pesquisa, há muito que procuramos ferramentas de diagnóstico mais simples”, diz Sebastian Palmqvist, professor associado da unidade de pesquisa de memória clínica da Universidade de Lund, do Skåne University Hospital. e principal autor do estudo.

Neste estudo, que é uma colaboração entre vários centros médicos, os pesquisadores investigaram se um simples exame de sangue poderia identificar pessoas nas quais a beta-amilóide começou a se acumular no cérebro, ou seja, pessoas com doença de Alzheimer subjacente. Usando um método simples e preciso que os pesquisadores acham que é adequado para diagnóstico clínico e rastreamento em cuidados de saúde primários, os pesquisadores foram capazes de identificar beta-amilóide no sangue com um alto grau de precisão.

“Estudos anteriores sobre métodos usando testes sanguíneos não mostraram resultados particularmente bons; só foi possível observar pequenas diferenças entre pacientes com Alzheimer e idosos saudáveis. Há apenas um ano, pesquisadores descobriram métodos usando análise de amostras de sangue que mostraram maior precisão “Detectar a presença da doença de Alzheimer. A dificuldade até agora é que eles atualmente necessitam de tecnologia avançada e não estão disponíveis para uso nos procedimentos clínicos de hoje”, diz Sebastian Palmqvist.

Os resultados são publicados no JAMA Neurology e baseados em estudos de análises de sangue coletados de 842 pessoas na Suécia (o estudo sueco BioFINDER) e 237 pessoas na Alemanha. Os participantes do estudo são pacientes de Alzheimer com demência, idosos saudáveis ​​e pessoas com comprometimento cognitivo leve.

O método estudado pelos pesquisadores foi desenvolvido pela Roche e é uma técnica totalmente automatizada que mede o beta-amilóide no sangue, com alta precisão na identificação do acúmulo de proteína.

“Temos colaborado com a Roche por um longo tempo e é só agora que estamos começando a nos aproximar de um nível de precisão que é utilizável em cuidados clínicos de rotina em todo o mundo”, diz Oskar Hansson, professor de neurologia e chefe da unidade para pesquisa de memória clínica na Universidade de Lund.

Os pesquisadores acreditam que esta nova análise de amostras de sangue pode ser um complemento importante para a seleção de indivíduos para inclusão em testes clínicos de drogas contra a doença de Alzheimer ou para melhorar os diagnósticos na atenção primária que permitirão que mais pessoas recebam o tratamento sintomático atualmente disponível contra a doença de Alzheimer.

“O próximo passo para confirmar este método simples para revelar beta-amilóide através de análise de amostras de sangue é testá-lo em uma população maior, onde a presença de Alzheimer subjacente é menor. Também precisamos testar a técnica em ambientes clínicos, o que faremos em breve em um grande estudo sobre cuidados primários na Suécia.Esperamos que isso valide nossos resultados “, conclui Sebastian Palmqvist.

Maiores Informações: Performance of Fully Automated Plasma Assays as Screening Tests for Alzheimer Disease–Related β-Amyloid Status. JAMA Neurol. Published online June 24, 2019. DOI: 10.1001/jamaneurol.2019.1632