Busca

mês

agosto 2019

50% de todas as iatrogenias poderiam ser evitadas, aponta estudo

Mais de 1 em 20 pacientes sofrerá algum tipo de iatrogenia, e a metade de todos os casos poderia ser evitada, concluem pesquisadores do Reino Unido em uma revisão sistemática que destacou especialidades complexas, como cirurgia e medicina de emergência, como sendo as de maior risco.
A Dra. Maria Panagioti, Ph.D., palestrante sênior do NIHR Greater Manchester Patient Safety Translational Research Centre da University of Manchester, e colaboradores, analisaram dados de mais de 330.000 pacientes em 70 amostras provenientes de todo o mundo.
Iatrogenias que podem ser evitadas são “um problema sério”
A pesquisa, publicada pelo periódico BMJ no dia 17 de julho, mostrou que 12% dos pacientes sofreram iatrogenias, dentre os quais 6% dos casos foram considerados evitáveis pelos pesquisadores.
Desses, 12% foram graves, causando incapacidade permanente ou morte do paciente. Quase metade foi de incidentes relacionados com medicamentos e conduta terapêutica e quase um quarto foi relacionado com procedimentos cirúrgicos.
A maior prevalência de iatrogenia evitável foi observada nos centros cirúrgicos e nas unidades de tratamento intensivo, e a menor foi registrada na obstetrícia, sem diferenças entre as diversas regiões do mundo.
A equipe escreveu que os resultados “afirmam que a iatrogenia que pode ser evitada é um problema sério nas unidades de saúde”.
Os pesquisadores disseram que as “áreas prioritárias” na luta contra o problema são a “atenuação das principais fontes de iatrogenia evitável”, como os incidentes com medicamentos e mais atenção às especialidades médicas complexas.
“É igualmente imprescindível reunir evidências em especialidades como o atendimento primário e a psiquiatria, entre os grupos de pacientes vulneráveis e em países em desenvolvimento”, bem como a melhora da “avaliação e notificação dos parâmetros de prevenção”.
Principal causa de morbidade e mortalidade
As iatrogenias sofridas pelos pacientes durante atendimento médico são uma das principais causas de morbidade e mortalidade, equivalente à esclerose múltipla ou ao câncer do colo do útero nos países desenvolvidos e à tuberculose ou à malária nos países em desenvolvimento, disseram os autores.
Com o crescente reconhecimento de que algumas iatrogenias, como as reações adversas aos medicamentos, não são evitáveis, houve maior concentração nas iatrogenias evitáveis.
Isso, escreveram os pesquisadores, pode englobar erros ou omissões de profissionais de saúde, falhas do sistema de saúde ou ambos.
Ressaltando que nenhuma das revisões sistemáticas sobre iatrogenia até então avaliou os casos evitáveis, os autores fizeram uma pesquisa nos bancos de dados Medline, Cinahl, Embase, Pubmed, WHOLIS, Google Scholar, SIGLE e PsycINFO.

Novo exame de sangue para detectar a doença de Alzheimer

Esperança para identificação precoce da doença

img-alternative-text

Pesquisadores da Universidade de Lund, juntamente com a empresa farmacêutica Roche, desenvolveram um método para criar um novo marcador sanguíneo capaz de detectar se uma pessoa tem ou não a doença de Alzheimer. Se o método for aprovado para uso clínico, os pesquisadores esperam vê-lo como uma ferramenta de diagnóstico na atenção primária à saúde. Neste outono, eles iniciarão um teste na atenção primária para testar a técnica.

Atualmente, um dos principais apoios no diagnóstico da doença de Alzheimer é a identificação do acúmulo anormal da substância beta-amilóide, que pode ser detectada em uma amostra de fluido espinhal ou através de imagens cerebrais usando um scanner PET.

“Estes são métodos caros que só estão disponíveis em cuidados de saúde especializados. Na pesquisa, há muito que procuramos ferramentas de diagnóstico mais simples”, diz Sebastian Palmqvist, professor associado da unidade de pesquisa de memória clínica da Universidade de Lund, do Skåne University Hospital. e principal autor do estudo.

Neste estudo, que é uma colaboração entre vários centros médicos, os pesquisadores investigaram se um simples exame de sangue poderia identificar pessoas nas quais a beta-amilóide começou a se acumular no cérebro, ou seja, pessoas com doença de Alzheimer subjacente. Usando um método simples e preciso que os pesquisadores acham que é adequado para diagnóstico clínico e rastreamento em cuidados de saúde primários, os pesquisadores foram capazes de identificar beta-amilóide no sangue com um alto grau de precisão.

“Estudos anteriores sobre métodos usando testes sanguíneos não mostraram resultados particularmente bons; só foi possível observar pequenas diferenças entre pacientes com Alzheimer e idosos saudáveis. Há apenas um ano, pesquisadores descobriram métodos usando análise de amostras de sangue que mostraram maior precisão “Detectar a presença da doença de Alzheimer. A dificuldade até agora é que eles atualmente necessitam de tecnologia avançada e não estão disponíveis para uso nos procedimentos clínicos de hoje”, diz Sebastian Palmqvist.

Os resultados são publicados no JAMA Neurology e baseados em estudos de análises de sangue coletados de 842 pessoas na Suécia (o estudo sueco BioFINDER) e 237 pessoas na Alemanha. Os participantes do estudo são pacientes de Alzheimer com demência, idosos saudáveis ​​e pessoas com comprometimento cognitivo leve.

O método estudado pelos pesquisadores foi desenvolvido pela Roche e é uma técnica totalmente automatizada que mede o beta-amilóide no sangue, com alta precisão na identificação do acúmulo de proteína.

“Temos colaborado com a Roche por um longo tempo e é só agora que estamos começando a nos aproximar de um nível de precisão que é utilizável em cuidados clínicos de rotina em todo o mundo”, diz Oskar Hansson, professor de neurologia e chefe da unidade para pesquisa de memória clínica na Universidade de Lund.

Os pesquisadores acreditam que esta nova análise de amostras de sangue pode ser um complemento importante para a seleção de indivíduos para inclusão em testes clínicos de drogas contra a doença de Alzheimer ou para melhorar os diagnósticos na atenção primária que permitirão que mais pessoas recebam o tratamento sintomático atualmente disponível contra a doença de Alzheimer.

“O próximo passo para confirmar este método simples para revelar beta-amilóide através de análise de amostras de sangue é testá-lo em uma população maior, onde a presença de Alzheimer subjacente é menor. Também precisamos testar a técnica em ambientes clínicos, o que faremos em breve em um grande estudo sobre cuidados primários na Suécia.Esperamos que isso valide nossos resultados “, conclui Sebastian Palmqvist.

Maiores Informações: Performance of Fully Automated Plasma Assays as Screening Tests for Alzheimer Disease–Related β-Amyloid Status. JAMA Neurol. Published online June 24, 2019. DOI: 10.1001/jamaneurol.2019.1632

Exame de sangue é 94% preciso na identificação precoce da doença de Alzheimer

img-alternative-text

Até duas décadas antes de as pessoas desenvolverem a perda de memória característica e a confusão da doença de Alzheimer, os grupos de proteínas prejudiciais começam a se acumular em seus cérebros. Agora, um exame de sangue para detectar essas mudanças cerebrais precoces apresenta um passo mais próximo do uso clínico.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, relatam que podem medir os níveis da proteína amiloide beta do Alzheimer no sangue e usar esses níveis para prever se a proteína se acumulou no cérebro. Quando os níveis sangüíneos de amilóide são combinados com outros dois principais fatores de risco de Alzheimer – idade e a presença da variante genética APOE4 – as pessoas com alterações no cérebro de Alzheimer podem ser identificadas com 94% de precisão, descobriu o estudo.

Os resultados, publicados em 1º de agosto na revista Neurology, representam mais um passo em direção a um exame de sangue para identificar pessoas em vias de desenvolver a doença de Alzheimer antes que os sintomas apareçam. Surpreendentemente, o teste pode ser ainda mais sensível do que o padrão-ouro – um exame cerebral com PET – para detectar o início da deposição de amilóide no cérebro.

Esse teste pode ficar disponível nos consultórios dos médicos dentro de alguns anos, mas seus benefícios serão muito maiores quando houver tratamentos para interromper o processo da doença e evitar a demência. Ensaios clínicos de candidatos a medicamentos preventivos foram dificultados pela dificuldade de identificar os participantes que têm alterações cerebrais de Alzheimer, mas sem problemas cognitivos. O exame de sangue pode fornecer uma maneira eficiente de rastrear pessoas com sinais precoces da doença, para que possam participar de ensaios clínicos avaliando se as drogas podem prevenir a demência de Alzheimer.

“Neste momento, selecionamos pessoas para testes clínicos com tomografias cerebrais, o que consome tempo e dinheiro, e a inscrição de participantes leva anos”, disse Randall J. Bateman, MD, professor distinto de Neurologia Charles F. e Joanne Knight. “Mas, com um exame de sangue, poderíamos potencialmente rastrear milhares de pessoas por mês. Isso significa que podemos inscrever mais eficientemente participantes de ensaios clínicos, o que nos ajudará a encontrar tratamentos mais rapidamente e pode ter um enorme impacto no custo da doença”. bem como o sofrimento humano que a acompanha. “

O teste, cuja versão anterior foi publicada há dois anos, usa uma técnica chamada espectrometria de massa para medir com precisão as quantidades de duas formas de beta-amiloide no sangue: beta-amilóide 42 e beta-amilóide 40. A proporção entre as duas formas desce à medida que aumenta a quantidade de depósitos de beta amilóide no cérebro.

O presente estudo envolveu 158 adultos com mais de 50 anos. Todos, com exceção de 10 dos participantes do novo estudo, eram cognitivamente normais, e cada um deles forneceu pelo menos uma amostra de sangue e foi submetido a uma tomografia cerebral com PET. Os pesquisadores classificaram cada amostra de sangue e PET como amilóide positivo ou negativo, e descobriram que o teste de sangue de cada participante concordou com seu PET, 88% do tempo, o que é promissor, mas não suficientemente preciso para um teste de diagnóstico clínico.

Em um esforço para melhorar a precisão do teste, os pesquisadores incorporaram vários fatores de risco importantes para a doença de Alzheimer. A idade é o maior fator de risco conhecido; depois dos 65 anos, a chance de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. Uma variante genética chamada APOE4 aumenta o risco de desenvolver a doença de Alzheimer de três a cinco vezes. E o gênero também desempenha um papel: dois em cada três pacientes com Alzheimer são mulheres.

Quando os pesquisadores incluíram esses fatores de risco na análise, eles descobriram que a idade e o status de APOE4 elevaram a precisão do exame de sangue para 94%. O sexo não afetou significativamente a análise.

“O sexo afetou a proporção de beta-amilóide, mas não o suficiente para mudar se as pessoas foram classificadas como positivas para amilóide ou negativas para amilóide, portanto, isso não melhorou a precisão da análise”, disse a autora Suzanne Schindler, Ph.D. ., professor assistente de neurologia.

Além disso, os resultados dos exames de sangue de algumas pessoas foram inicialmente considerados como falsos positivos porque o teste de sangue foi positivo para beta-amilóide, mas o exame do cérebro voltou negativo. Mas algumas pessoas com resultados incompatíveis testaram positivo em exames cerebrais subsequentes feitos em média quatro anos depois. A descoberta sugere que, longe de estarem errados, os exames de sangue iniciais sinalizaram sinais precoces de doença perdida pelo exame do padrão-ouro no cérebro.

Mais informações: Neurology (2019). DOI: 10.1212/WNL.0000000000008081

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: